Acupuntura alivia ondas de calor na Menopausa

cupuntura alivia ondas de calor na Menopausa

Para mulheres que estão na menopausa, as ondas de calor podem ser um dos sintomas mais incômodos e prejudiciais. No entanto, um novo estudo sugere que a Acupuntura pode ajudar a reduzir a intensidade e frequência das ondas de calor em mulheres na menopausa.

As ondas de calor na menopausa consistem em uma sensação rápida de calor, e às vezes, vermelhidão no rosto associado a suores. A causa exata das ondas de calor ainda não é conhecida, mas pode estar relacionado à mudanças na circulação.

Conforme se aproximam da menopausa, cerca de 85 por cento das mulheres experimentam ondas de calor, e até 50 por cento delas continuam a tê-los por vários anos. Muitas mulheres procuram encontrar alívio para as ondas de calor, suor frio, e vermelhidão súbita da pele.

O tratamento mais eficaz para as ondas de calor é a reposição hormonal, ou seja, o uso de medicações contendo estrógeno ou progesterona. No entanto, o tratamento com reposição hormonal pode aumentar o risco de outras doenças, como derrames cerebrais, problemas cardiovasculares e até câncer.

Acupuntura ajuda a proporcionar alívio de ondas de calor

A acupuntura tem sido sugerida como uma maneira de ajudar a aliviar as ondas de calor, mas agora, um novo estudo realizado pela The American Menopause Society (NAMS) reforça a sua eficácia. Os pesquisadores avaliaram centenas de outros estudos relacionados com a menopausa, olhando onde a acupuntura teve um papel no auxílio no alívio de ondas de calor. Os estudos selecionados incluíram 869 mulheres com idades entre 40 a 60 anos durante a menopausa, e que foram submetidas a uma variedade de técnicas de Acupuntura, que variavam desde a Acupuntura Tradicional da Medicina Chinesa, Acupuntura Auricular, Eletroacupuntura, Laser Acupuntura e também acupressão.

Os autores concluíram que a Acupuntura impactava positivamente tanto a frequência quanto a gravidade das ondas de calor. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que se submeteram à acupuntura experimentaram uma redução na gravidade e frequência das ondas de calor por até 3 meses.

Acredita-se que a Acupuntura possa ser útil no tratamento das onda de calor porque ela ajuda a reduzir endorfinas na parte do cérebro que afeta a termoregulação, ou seja, a parte do sistema nervoso central que está relacionada com o controle da temperatura em nosso corpo.

Como a Acupuntura ajuda na menopausa e ondas de calor?

  • Regular o estradiol sérico, hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteotrópico (LH) (Xia 2008).
  • Aumentar o relaxamento e reduzir tensão (Samuels 2008). A acupuntura pode modular a neuroquímica cerebral, reduzindo os níveis de serotonina (Zhou 2008) e aumentar endorfinas (Han 2004), além de aumentar os níveis séricos de neuropeptídeos Y (Lee 2009), o que pode ajudar a combater estados afetivos negativos.
  • Estimular nervos periféricos localizados nos músculos e outros tecidos, o que aumenta a liberação de endorfinas e outros fatores neuro hormorais, e modificam o processamento da dor no cérebro e medula espinal (Pomeranz 1987, Zijlstra 2003, Cheng 2009).

Agende uma sessão experimental >

Compartilhe essa informação!
Acupuntura Brasília
Acupuntura Brasília

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF, temos médicos e fisioterapeutas especialistas.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *