Agulhamento Seco – O que você precisa saber

O agulhamento seco (ou dry needling) de pontos gatilho é um procedimento invasivo em que uma agulha fina ou agulha de acupuntura é inserida na pele e no músculo. Destina-se a inativar e tratar pontos gatilho miofasciais que são pontos hiper irritáveis no músculo esquelético que estão associados a um nódulo palpável hipersensível em uma faixa tensa.

O agulhamento seco do ponto gatilho pode ser realizado em nível de tecido superficial ou profundo, trazendo alívio de dor.

Agulhamento a seco

Qual o objetivo do dry needling?

A técnica de agulhamento seco visa especificamente os pontos gatilho miofasciais. Acredita-se que eles sejam devidos a uma liberação excessiva de acetilcolina de placas motoras musculares. Estes ponto-gatilho (ou seja, geradores de dores musculares) podem ser divididos em pontos gatilho miofasciais Ativo e Latente.

  • Pontos gatilho ativos podem desencadear espontaneamente a dor local ou referida. Eles causam fraqueza muscular, restrição de movimento e fenômenos autonômicos.
  • Pontos gatilho latentes não causam dor a menos que sejam estimulados. Eles podem alterar os padrões de ativação muscular e contribuir para diminuição de amplitude de movimento.

A formação de pontos gatilho é causada pela criação de uma faixa esticada no músculo. Esta banda é causada pela liberação excessiva de acetilcolina da placa terminal motora combinada com a inibição da acetilcolinesterase e aumento de receptores nicotínicos de acetilcolina.

Bandas inicialmente tensas são produzidas como uma medida fisiológica protetora normal na presença de dano muscular real ou potencial. Acredita-se que ocorram em resposta a carga excêntrica ou concêntrica desacostumada, posturas sustentadas e estresse repetitivo de baixa carga. No entanto, quando mantidos, contribuem para a dor sustentada.

A dor causada por pontos gatilho é devida a hipóxia e diminuição do fluxo sanguíneo dentro do ponto-gatilho. Isso leva a uma diminuição do pH, que ativa os nociceptores musculares para restaurar a homeostase. Isso causa sensibilização periférica.

Pontos gatilho também estão envolvidos na sensibilização central. O mecanismo permanece incerto, mas os pontos-gatilho mantêm a entrada nociceptiva no corno dorsal e, portanto, contribuem para a sensibilização central.

Em outras palavras, os pontos gatilho são dolorosos quando pressionados e podem criar dor em outra área também, o que é chamado de dor referida. Pode até gerar algo chamado hiperalgesia, que é uma sensibilidade aumentada à dor e que é frequentemente o resultado de danos nos nociceptores ou nos nervos periféricos.

Compartilhe essa informação!
Acupuntura Brasília
Acupuntura Brasília

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF, temos médicos e fisioterapeutas especialistas.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *