Auriculoterapia – Acupuntura auricular

A auriculoterapia constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo atualmente um ramo na especialidade da Acupuntura. A auriculoterapia usa as zonas reflexas do ouvido externo para detectar e corrigir desequilíbrios. Esta técnica é parte dos microssistemas de acupuntura e acupressão.

A auriculoterapia ou auriculoacupuntura ou acupuntura auricular trata e previne doenças, com o estímulo de certos pontos do ouvido com agulhas.

Os pontos auriculares são pontos estimulantes específicos no ouvido. De acordo com conceitos antigos da Medicina Tradicional Chinesa, quando ocorrem distúrbios nos órgãos internos ou em outras partes do corpo, várias reações podem aparecer nas áreas correspondentes do ouvido, tais como sensibilidade, diminuição da resistência elétrica cetácea, alterações morfológicas e descoloração. Portanto, esses locais também são referidos como pontos sensíveis, pontos condutores ou pontos reflexos.

Assim, esses fenômenos podem ser levados em consideração e o estímulo destas regiões sensíveis serviria para prevenir e tratar doenças.A terapia de acupuntura auricular tem sido usada há muito tempo na China. Patologias que afetam a saúde física, mental ou emocional do paciente podem ser consideradas tratáveis pela estimulação da superfície da orelha.

Auriculoterapia – Acupuntura auricular 1

Indicações da auriculoterapia

-Para reduzir as dores no corpo: a auriculoterapia é particularmente indicada para tratar dores no corpo inteiro, como osteoartrite, lombalgia, neuralgia, ciática, cervicalgia, enxaquecas, bem como dores no ombro e no joelho. Esta prática resulta na liberação de endorfinas, que são hormônios com a capacidade de aumentar a resistência à dor.

  • Reduzir o estresse e a ansiedade
  • Para melhorar os sintomas da constipação
  • Para reduzir os distúrbios do sono: a auriculoterapia pode aumentar a duração do sono e melhorar sua qualidade.
  • Também é indicado para depressões e vícios transitórios (tabaco, álcool …).

Como é o tratamento com auriculoterapia?

O tratamento consiste na colocação de um material esférico e de superfície lisa (como sementes de mostarda), presos à pele com pequenos pedaços de esparadrapo, de forma que façam pressão e estímulo em regiões específicos do ouvido, para trazer estímulos nervosos e seus benefícios relaxantes e analgésicos.

É um tratamento indolor, podendo permanecer por até 7 dias no paciente.

Compartilhe essa informação!
Acupuntura Brasília
Acupuntura Brasília

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF, temos médicos e fisioterapeutas especialistas.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *