Tratamento com acupuntura para Enxaqueca

Acupuntura é uma excelente modalidade de tratamento para enxaqueca e outras dores de cabeça, disso eu não tenho dúvida. Vejo todos os dias, na prática, com muita alegria, os ótimos resultados nos meus próprios pacientes, em quem faço acupuntura. Tanto é assim que, na minha opinião, todo e qualquer médico que se propusesse a tratar de qualquer dor deveria conhecer bem e aplicar diariamente, na sua prática clínica, esse tratamento.

Afinal, não é droga, não envolve a administração de qualquer substância química, não possui os inúmeros efeitos colaterais que as drogas possuem – e o melhor: funciona.

acupuntura para enxaqueca

Enxaqueca

A enxaqueca realmente constitui um dos tipos mais frequentes de cefaleia, e por ser uma patologia crônica, ocasiona uma série de alterações comportamentais que desencadeiam consequências físicas, sociais e psicológicas nos indivíduos afetados.

A prevalência da enxaqueca varia de 12% a 16% na população geral, sendo mais comum em mulheres do que nos homens (proporção de 3:1).  As enxaquecas geralmente ocorrem dentro dos grupos familiares. Em geral, 60% das pessoas que tem enxaqueca possuem um membro próximo da família que também têm. Contudo, não quer dizer com isto que é um distúrbio genético ou hereditário, e sim, uma predisposição genética ou padrão aprendido de comportamento.

A OMS coloca a enxaqueca como uma das vinte enfermidades que mais provocam ausências laborais. Pessoas que sentem enxaqueca perdem, ao ano, trinta dias de trabalho, com uma média de três crises por mês. Cada uma dessas crises pode durar de quatro a setenta e duas horas. Isto representa prejuízos importantes em termos econômicos.

Dessa forma, a cefaleia recorrente é incapacitante e não só constitui um problema para quem a sofre, como também para quem tem convívio constante com essas pessoas como a família, os colegas de trabalho e os empregadores. Podem comprometer o estilo de vida do doente, não só durante as crises, mas também ao tentar evitá-las. Assim sendo, as cefaleias episódicas podem provocar um impacto contínuo da qualidade de vida dos indivíduos afetados.

Tratamento com acupuntura para enxaqueca

O tratamento com acupuntura é indicado para todos os tipos de cefaleia que não estejam relacionadas com uma doença de base e que não tenham causa anatômica. Ou seja, é indicado para aquelas de origem energética (alteração nos meridianos de acupuntura) e inflamatória. É preciso lembrar a importância da anamnese, do exame neurológico e clínico na investigação.

O tratamento inicialmente pode ser feito com sessões uma a duas vezes na semana, com duração de trinta a cinquenta minutos, e a escolha dos pontos será sempre individualizada e baseada no diagnóstico sindrômico da Medicina Tradicional Chinesa. Os resultados podem ser observados logo durante o primeiro mês de tratamento, dependendo da frequência e da intensidade das crises que o paciente apresentava antes de iniciar a acupuntura.

O objetivo é tornar as crises menos frequentes e menos intensas, de forma que a dor não seja incapacitante e permita ao paciente seguir seu ritmo de vida normal. Os pacientes tratados com acupuntura referem, além do alívio para as dores, melhora do sono, do humor, maior facilidade no relacionamento com a família e os amigos, melhor desempenho no trabalho e mais confiança para enfrentar os dissabores do dia a dia.

Referências

Compartilhe essa informação!
Acupuntura Brasília
Acupuntura Brasília

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF, temos médicos e fisioterapeutas especialistas.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *